Mas o que é um blog? Blog, abreviatura de weblog, é um registro publicado na Internet relativo a algum assunto organizado cronologicamente (como um histórico ou diário), é uma página pessoal onde as pessoas podem exercitar e expressar a si mesmas, usando uma ferramenta simples e eficiente que permite que qualquer pessoa monte um sistema de publicação rapidamente, e passe a publicar o que quiser.
A concepção do espaço pessoal virtual não mudou muito nesses 16 anos de sua criação; o que mudou foi a ferramenta. Existe pouca diferença entre as antigas páginas pessoais hospedadas na Geocities, Fortunecity, Acme City etc. – muito popularizadas na década de 1990, seguidas dos sites de webcam, os grupos do Yahoo! e os fóruns - e os blogs de hoje. Todos passaram e foram esquecidos. Muitas páginas que foram visitadas por milhares de pessoas, consideradas revolucionárias, hoje, em 2006 nem são mais lembradas.
A educação e o blog
Para os professores o blog pode ser considerado uma ferramenta muito útil. No próprio site de busca mais famoso do mundo – Google - existe uma alternativa que permite a pesquisa específica ao universo dos blogs. É possível encontrar de tudo, desde o diário de uma adolescente até um blog onde as notícias mais relevantes podem ser acessadas; desde confissões, fotos da turma, até contos, ensaios ou qualquer outra coisa – quando e de onde quiser. Mas o que é mais relevante quando o assunto envolve gente? Como diz Caetano Veloso: “...Gente é muito bom / Gente deve ser o bom / Tem de se cuidar / e se respeitar o bom...”.
Assim, fica impossível classificar com estrelinhas o que é melhor ou não para determinada pessoa (como é o caso dos filmes que entram em cartaz nos cinemas). Não há como fazer crítica. O que é melhor e o que não serve para nada vai da percepção e da necessidade de cada um. A avaliação é muito subjetiva, desde que autonomia e versatilidade passaram a ser as palavras-chave para este espaço virtual da rede de computadores. O que vai ficar para a posteridade? Só o tempo dirá, e ele está mais preocupado em passar do que parar para analisar os blogs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário